Tuesday, December 20, 2011

Escolas : Biblioteca Joanina, uma visita de estudo ?






Biblioteca Joanina
Universidade de Coimbra, Portugal
http://portugalconfidential.com/

Jóia do século XVIII, a Biblioteca Joanina, integrada na Universidade de Coimbra, mantém-se em plena actividade: recebe centenas de visitantes diariamente e as suas obras estão disponíveis para serem consultadas.







A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra foi distinguida com o primeiro lugar no ranking da Flavorwire, das 25 mais belas bibliotecas universitárias do mundo.

Conheço-a! É sem dúvida uma belíssima preciosidade da era barroca. Das mencionadas, só entrei na Biblioteca de Salamanca. Mas, não duvido que a Biblioteca Joanina seja a mais bela!






DVD Biblioteca Joanina Virtual


Existe também o DVD Biblioteca Joanina Virtual que permite uma visita guiada pela história, arquitectura e prodigiosa decoração da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. 
"Para além de uma apresentação extremamente cuidada de todos os espaços, através de uma recolha fotográfica de grande qualidade e a disponibilização de uma visita virtual aos três pisos da Biblioteca, inclui um conjunto de 21 obras raras e preciosas da Biblioteca Geral, apresentadas em texto integral."






DVD Biblioteca Joanina Virtual
http://www.uc.pt/

Línguas: 

Está acessível em 6 línguas: Português, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Japonês.
"O Espólio Bibliográfico em texto integral e a Visita Virtual Interactiva são duas áreas onde a tecnologia revela toda a sua utilidade na disponibilização do Património Cultural ao grande público."



DVD Biblioteca Joanina Virtual

Educação:
A visita de estudo é uma das estratégias que mais entusiasma os alunos e favorece as aprendizagens a nível cognitivo com uma forte componente lúdica.
Tem como objectivos promover a interligação entre teoria e prática, isto é, o saber e o fazer. É portanto uma actividade pedagógica com elevado índice de sucesso na aquisição de conhecimentos.
A utilização da visita de estudo pode ser uma actividade praticada pelos professores como complemento na aquisição de competências previstas nos conteúdos programáticos, tornando-os mais apelativos para os alunos e mais próximos da realidade.







Desenvolve a aquisição de técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação, capacidade de observação, elaboração de actividades de carácter prático (dependendo da área curricular) que levarão a uma actualizada aquisição de competências.
Visa a concretização de saberes e pode ser utilizada através de projectos transcurriculares que geram uma maior interacção nas aprendizagens previstas.
Ao planificar a visita, os professores deverão, em conjunto com os alunos, definir os objectivos de carácter geral e específico.







DVD Biblioteca Joanina Virtual
Nível de ensino: Básico (2º - 3º ciclos); Secundário;
Currículos: Literaturas; História; Educação Visual; Desenho; Artes; História da Arte; outras;
Tempo(s) curricular(es): A definir por professores e alunos;


Data(s): A considerar durante 2º ou 3º trimestres.
Com docente, dinamizei muitas Visitas de Estudo, em estreita colaboração com colegas e alunos. O resultado foi sempre excelente! Poderão ver alguns projectos aqui
Os alunos saíram mais enriquecidos, com conteúdos curriculares bem mais interiorizados, numa dinâmica pluridimensional. 

Alunos e Professores, satisfeitos com os resultados pedagógicos obtidos.
Os conteúdos da escola organizam-se em três grupos: conteúdos "úteis"; conteúdos de "carácter cultural"; e conteúdos de "iniciação científica".
Uma visita de estudo favorece, sem dúvida, estes três conteúdos.

"To teach is to learn twice."
Joseph Joubert, Pensées, 1842

G-Souto
20.12.2011
Copyright © 2011G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Actualizado em 14.12.2015
Licença Creative Commons
Escolas - Biblioteca Joanina, uma visita de estudo ? by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.


Créditos: video Universidade de Coimbra Virtual
Referências para Educadores:
UCV| Televisão web da Universidade de Coimbra
Biblioteca Joanina, um tesouro público | Expresso (fotogaleria)
http://aeiou.expresso.pt/biblioteca-joanina-um-tesouro-publico=f609945
Fragmentos Virtuais de uma Professora
http://fragmentosvirtuaisdumaprofessora.blogspot.com/

No comments:

Post a Comment