Friday, November 13, 2015

Ensino: Guerra das Estrelas, um recurso digital a explorar !





Star Wars O Despertar da Força
J.J. Abraham, 2015
Vem aí o sétimo episódio de Guerra das Estrelas. Com estreia mundial marcada para 16 Dezembro 2015.

Guerra das Estrelas: Episódio VI - Star Wars : The Force Awkens é o primeiro filme da terceira trilogia da saga, agora no grupo Walt Disney. 


Um recurso de ficção científica a marcar na calendarização do seu curriculo de Ciências.

Informação:
A série de seis filmes de ficção científica Star Wars de George Lucas teve início em em 1977. Dezesseis anos depois, em 2005, foi exibido nos cinemas o último filme da saga.

Popular entre o público geek e nerd, Guerra nas Estrelas não ficou apenas nos cinemas, deu origem a video jogos, desenhos animados e  outros produtos.



Star Wars O Rgresso de Jedi 
1983
https://upload.wikimedia.org/

No sexto capítulo, Star Wars: Episódio VI - O Regresso de Jedi (1983), Luke Skywalker consegue fazer com que Darth Vader encontre o seu lado bom e elimine o Imperador Palpatine na segunda Estrela da Morte.

Guerra nas Estrelas é um filme de ficção científica norte-americano, o sétimo filme da série Star Wars. Passaram-se aproximadamente 30 anos após O Regresso de Jedi.  E Luke volta a unir forças com Princesa Leia, Han Solo, Chewbacca e os robôs C-3PO e R2-D2 para uma nova aventura espacial na disputa pela Força.




Star Wars Os Últimos Jedi
Rian Johnson, 2017

Ensino:

Obras de ficção científica, literatura, cinema, têm sido reconhecidas como recursos pedagógicos importantes para o ensino de ciência. 

Mas mais do que um possível recurso didático para facilitar as aprendizagens de ciências, a ficção científica expressa, via cinema e literatura, interesses e preocupações em torno de questões científicas actuais e que influenciam no aspecto socio-cultural, o que hoje em dia se insere no ensino, devido à cultura digital a que os nossos alunos têm acesso diariamente.




Por vezes, consideram-se apenas recursos educativos obras de ficção científica que atestem a correção científica dos conceitos que apresentam.

A obra não deve ser vista como um simples recurso didáctico. Deve veicular posições, ideias e debates em torno de temas científicos actuais numa educação que se quer aberta, sujeita ao desenvolvimento do sentido crítico do alunos.




Star Wars não deve ser só para nerds ou geeks. Deve ser explorado em contexto educativo: ambiente de sala de aula, complementado com visitas de estudo : acompanhamento de turmas às salas de cinema.

Todas as actividades devem ser preparadas previamente - um guião didáctico e respectivas fichas de trabalho - para que os objectivos de ensinar ciência ou ensinar literatura (ficção científica) seja atingidos e e os alunos adquiram competências nas áreas curriculares aos desenvolver as aprendizagens necessárias a cada ciclo de estudos.

  • Curriculos Ciências: explorar este recurso digital magnífico como um recurso pedagógico a integrar nos curriculos para veicular conhecimentos científicos.
  • Curriculos Linguas/Literatura : na Narrativa, excelente recurso didáctico para introduzir género literário ficção científica. Excelente fonte de inspiração para desenvolver a escrita criativa nos curriculos de Línguas/Literatura.

Currículos : Ciências; Literatura (ficção científica); Artes.

Público-alvo : alunos 2º e 3º ciclos; ensino Secundário; Ensino Profissional.




Royal Mail Star Wars 

Recursos educativos +

Para celebrar a saída do sétimo épisódio Guerra das Estrelas: O Despertar da Força, o Royal Mail (Reino Unido) fez sair uma colecção de selos que está a ter já um sucesso grande junto dos fãs da saga.

Os correios britânicos Royal Mail, Reino Unido, lançou dezoitos selos com imagens de doze heróis da saga.



Star Wars stamps
Yoda, Dark Vador, Luke Skywalker, Obi-Wan Kenobi, a princesa Leia, mas também os Stormtroopers.

Também alguns media internacionais põem à disposicção dos alunos vários recursos que vão de quiz, a actividades de apoio à saga.

Actividade: Filatelia

A filatelia é um hobby considerado pedagógico. Através dos selos os alunos podem adquirir conhecimentos em várias áreas do saber.

O potencial pedagógico do selo postal e de despertar o interesse nos alunos em utilizá-lo para fins de entretenimento/hobby, realização de pesquisas, ilustração de trabalhos, arte e cultura. 

A Filatelia (coleccionar selos) poder ser utilizada para ilustrar imagens que retratam temas ligados às disciplinas de linguas/ literatura, ciências, história, geografia, artes.

Propõe alguns desafios aos alunos, por exemplo, prática do método científico como forma de observar, formular hipóteses e investigar as diversas áreas do conhecimento. 

Continuemos a ver a colecção de selos, e mais alguns heróis e heroínas que serão tratados em actvidades acima explanadas:




Star Wars stamps

Wow! Eu própria estou encantada com esta fantástica colecção! Podem crer!
Os selos para coleccionador já estão à venda nos postos do Royal Mail desde 20 Outubro, e disponíveis no site oficial do Royal Mail

Actividades: Projecto transdisciplinar

No ano de tão importantes acontecimentos científicos que a NASA tem divulgado, tais como:

Desenvolver um projecto transdisciplinar poderá ter um imenso sucesso que levará ao enriquecimento dos diferentes curriculos:
  • Lingua Portuguesa
  • Ciências 
  • Lingua Inglesa (L1)
  • Educação Visual

Algumas considerações:

Ficou bem patente que sou a favor da introdução de obras no campo da literatura e das artes visuais - cinema, video jogos - que possam tornar o ensino mais atractivo e próximo da vida actual e dos interesses dos alunos.

Quando Jules Verne escreveu livros, como Viagem ao Centro da Terra, Vinte mil Léguas Submarinas, entre outros, estes foram considerados mera fantasia ficcional. 

Ninguém diria, na época, que anos depois a sua obra pudesse ser considerada como visionária, quase premonitória de um futuro científico que hoje todos conhecemos e damos como provado.

O mesmo se pode dizer de filmes como Back to the Future ou os anteriores episódios de Star Wars. Já para não falar no actual Perdido em Marte - Bring Him Home



Perdido em Marte / Bring Him Home

Daí eu considerar imprescindível o aproveitamento científico-pedagógico desta tipologia de recursos digitais que podem ser considerados educativos. 

Tudo depende da autonomia e dos conhecimentos do professor no que concerne a exploração de conteúdos e/ou ferramentas passíveis de apoio didáctico

GSouto

13.11.2015

actualizado 18.12.2017
Copyright © 2017G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Licença Creative Commons
Ensino : Guerra das Estrelas, um recurso digital a explorar  bG-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. 

No comments:

Post a Comment