Saturday, July 14, 2012

Festival das Artes: férias culturais?





O 4º Festival das Artes tem lugar em Coimbra (Portugal) e decorre de 13 a 29 Julho 2012. Conta com trinta e cinco eventos, doze concertos, cinco exposições e muitos outras propostas de artes.

O Festival divide-se por vários espaços destacando-se o anfiteatro da Colina de Camões que medeia a traça contemporânea do edifício "Os Quatro Elementos", de Gonçalo Byrne, e a mata centenária da Quinta das Lágrimas, "entretecendo um diálogo entre a quinhentista Fonte das Lágrimas, a Fonte dos Amores (século XIV), o Jardim Romântico de oitocentos e o Jardim Medieval."


Anfiteatro da Colina de Camões

Este ano o tema é "Viagens", em parte motivado pelo facto de se cumprirem 440 anos sobre a edição de  "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões, o poema épico que fala das viagens dos Portugueses na História e em concreto até à Índia.

Os eventos estão distribuídos por cinco ciclos: Música, Cinema, Artes Plásticas, Conferências, Artes de Palco, Gastronomia e Serviço Educativo.

O programa poderá ser consultado aqui

Educação:

Sabe como é interessante e enriquecedor orientar os jovens para actividades culturais em tempo de férias escolares. 

Festival de Artes 2012 é uma iniciativa no âmbito da actividade cultural que procura dar oportunidade de expressão, desenvolver o sentido crítico, e o gosto pelas artes.
Através deste projecto intergeracional, é possível identificar e promover gostos e experiências que  levam ao público várias expressões estéticas e lúdicas.
Diferentes propostas de actividades capazes de mobilizar os jovens, suas famílias ou associações educativas, numa iniciativa onde acontecem momentos de formação, convívio, artes, e lazer. 

Actividades dinâmicas de valoração pessoal e cultural que proporcionam aos jovens a oportunidade para experienciar ou desenvolver valores. 

Então este é um possível momento que junta gerações no Ano Europeu de Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, numa troca de experiências e aprendizagens entre as várias gerações.

Nada melhor do que rumar até Coimbra e inscrever os jovens e os menos jovens nas várias actividades que o Serviço Educativo propõe.




Serviço Educativo | Festival de Artes


Propostas diversificadas que vão do teatro, literatura, escrita criativa, ciência viva, exposições, e roteiros de sabores.

Destaco O Sonho do Jardim, teatro de infância pela Camaleão - Associação Cultural, dias 18 e 25 Julho pelas 11:00 horas.

Nível etário: infantil e pré-juvenil

"Quem viaja tem a possibilidade da descoberta de territórios desconhecidos. O percurso da viagem, todavia, não deve ser medido apenas em função do espaço percorrido. Há viagem interiores que podem levar mais longe que qualquer distância. Há pequenas viagens que possibilitam grandes descobertas.
O Sonho do Jardim é uma viagem de descoberta ao sub-solo. Ao mundo debaixo dos nossos pés, onde crescem as raízes e os animais constroem as suas tocas."



Gonçalo Cadilhe | Workshop


Workshop de Escrita de Viagens com Gonçalo Cadilhe no dia 20 Jullho  entre as 16:00 e as 19:00 horas :

Nível etário: Intergeracional

"Gonçalo Cadilhe, num workshop informal e divertido fala das lições que aprendeu a escrever e a viajar. Desde sugestões para quem quer redigir apenas para uso próprio os seus momentos mais importantes de uma viagem, às técnicas e códigos necessários para publicar um texto e viver da escrita, passando por um olhar sobre o panorama do travel writing desde o seu inicio até aos dias de hoje”



Pai vou ao espaço e já volto... E outras aventuras, exploratório de ciência viva, que terá lugar nos dias 14 Julho, 21 Julho e 28 Julho das 10:00 às 13:00 horas.

Nível etário: 8 a 12 anos

"Um conjunto de actividades sobre o tema “Espaço”, da iniciativa da Fábrica Ciência Viva, Aveiro, no âmbito da Rede de Centros Ciência Viva, complementado com outras actividades da iniciativa do Exploratório."


App para iPhone e Android

O Festival das Artes estreia-se em 2012 na área mobile com uma aplicação (app) que permite consultar a programação do festival em qualquer momento e em qualquer lugar. A aplicação (app) desenvolvida pela empresa Bluetrend, está já disponível a para todo o tipo de telefones iPhone e Android

4th Festival das Artes (Coimbra, Portugal) will take place 14-28 July 2012.

Summer nights in Coimbra are filled with the sounds of classical music. And, during the days, art exhibitions, cooking classes, historical lectures and interesting conferences can be found around the city. Festival das Artes is a celebration of culture for people of all ages. This year’s event runs from 13 to 29 July.

For 2012, the theme of this year’s festival is "Travels". According to Festival Chairman José Miguel Judice, the theme, in part, is motivated by the 440-year-old great literary work of Luís Camões "Os Lusíadas". 

The festival is based primarily in the Gardens at the Hotel Quinta das Lágrimas, but many events take place in cultural venues around the city.


Quinta das Lágrimas Amphitheater


Music, Cinema, Stage, Gastronomy, Art, Conferences, Education.

A schedule of festival events can be watched here. Or, download the Festival of Artes 2012 program here.

Education cycle offers several activities and workshops for different generations: science, storytelling, theatre, gastronomy, exhibitions. 

If  you are living or visiting Portugal, don't miss this wonderful festival. You and your kids can enjoy and learn a lot about Portuguese culture. 

The project aims to bring together different generations.


Arts Festival | App for iPhone e Android

You can download for free the app for iPhone and Android.

And of course, follow the 4th Arts Festival on Facebook.

G-Souto

13.07.2012
Copyright © 2012G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Licença Creative Commons
Festival das Artes: férias culturais? by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

No comments:

Post a Comment