Friday, July 19, 2013

Cultura em férias escolares




© António Sacchetti 

Lembram o 4º Festival das Artes e férias culturais? Pois não poderia deixar escapar esta actividade que pode preencher um fim-de-semana prolongado de jovens em idade escolar que estão de férias.

Tem lugar na Quinta das Lágrimas, Coimbra (Portugal) e está a decorrer de 16 a 23 Julho 2013. Conta com  vários eventos, concertos, exposições, cinema e muitos outras propostas de arte.



O Festival divide-se por vários espaços destacando-se o anfiteatro da Colina de Camões que medeia a traça contemporânea do edifício "Os Quatro Elementos", de Gonçalo Byrne, e a mata centenária da Quinta das Lágrimas, "entretecendo um diálogo entre a quinhentista Fonte das Lágrimas, a Fonte dos Amores (século XIV), o Jardim Romântico de oitocentos e o Jardim Medieval."




Anfiteatro da Colina de Camões

Este ano o tema é "Natureza". Depois dos temas Noite, Água, Paixões e Viagens, este ano, o 5º Festival das Artes abre-se ao tema da Natureza e a escolha parece óbvia, já que tem o centro na linda "Quinta das Lágrimas".

As actividades estão distribuídas por sete ciclos: Música, Cinema, Artes Plásticas, Conferências, Artes de Palco, Gastronomia e Serviço Educativo.

O programa poderá ser consultado aqui

Educação:

Todos sabemos como a educação das crianças e adolescentes deve ter uma forte componente artística e cultural. E já que as escolas por vezes não podem preencher os currículos com actividades culturais, cabe aos pais e educadores proporcionarem  em tempo de férias escolares momentos de cultura. Então nada melhor do que aproveitar momentos como este e associar a cultura à Natureza.

Festival de Artes 2013 é um desses momentos em que se pode aliar o saber aos espaços abertos e ao acompanhamentos de pais e educadores numa série de actividades que procuram desenvolver capacidades cognitivas associadas à livre expressão, sentido crítico, e gosto pelas artes.
Através deste projecto intergeracional, é possível identificar e promover gostos e experiências que  levam ao público juvenil várias expressões estéticas e lúdicas.
Diferentes propostas de actividades capazes de mobilizar os jovens, suas famílias ou associações educativas, numa iniciativa onde acontecem momentos de formação, convívio, arte, e lazer. 

Actividades dinâmicas de valoração pessoal e cultural que proporcionam aos jovens a oportunidade para experienciar ou desenvolver valores. 

Nada melhor do que rumar até Coimbra e inscrever as crianças e adolescentes nas várias actividades que o Serviço Educativo propõe.




Jardineiro do Sol | Teatro
foto: Daniel Palos

Propostas diversificadas que vão da música ao teatro, literatura, escrita criativa, ciência viva, exposições, e roteiros de sabores da natureza.

Destaco Jardineiro do Sol, para os mais novos. Um pequeno espectáculo de animação teatral pela Camaleão - Associação Cultural, dias 17 e 23 Julho pelas 11:00 horas com o custo de 1€.

Nível etário: infantil e pré-juvenil (jardins infância; pré-primáro; primário.

Objectivo: Fornecer aos espectadores uma actividade de adequada fruição artística, mas também informação sobre o que é o Sol e como influencia a vida no nosso planeta, com especial incidência na Botânica.

De realçar ainda Descobre a Natureza Animal, dia 20 Julho pelas 11:00 horas. E os workshop Paisagens da Escrita com o escritor Mário Cláudio e Sabores da Natureza.

Nível etário: Intergeracional




Sonho de uma Noite de Verão



Música:

Mas o ciclo que quero destacar é o Ciclo da Música. Uma proposta de educação musical variada e que não deve, de modo nenhum, ser desperdiçada. 


Todas as escolas públicas e privadas deveriam incluir o ensino de música. Jovens estudantes de música ou não, o programa é variado e abrange vários géneros.

Objectivo: Desenvolver a criatividade, a sensibilidade. A música contribui para a formação integral dos jovens, reverencia os valores culturais, desenvolve o sentido estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de colaboração, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. A música fez bem para a autoestima das crianças e dos jovens, já que alimenta a criação..

Nível etário: Todos.

Sagração da Primavera, Concerto da Juventude, Basófias, Sonho de uma Noite de Verão, Os Pássaros, As Flores e Pastoral são alguns do concertos a que os jovens devem assistir e comentar. A consultar o programa completo aqui




App para iPhone e Android

Suponho que a aplicação mobile do Festival das Artes 2012 está actualizada para 2013, mas não pude confirmar.

5th Festival das Artes is taken place in Coimbra, Portugal,  16-23 July 2013.

Summer nights in Coimbra are filled with the sounds of classical music. And, during the days, art exhibitions, cooking classes, historical lectures and interesting conferences can be found around the city.Festival das Artes is a celebration of culture for people of all ages. This year’s event runs from 16 to 23 July.

For 2013, the theme of this year’s festival is "Nature".
With most of the events being held in and around the gardens of Quinta das Lágrimas, the chosen theme seems very appropriate. Other garden locations and cultural institutions will play host to events of the festival.



Quinta das Lágrimas Amphitheater
photo: Daniel Palos


Music, Cinema, Ballet, Theater, Gastronomy, Art, Conferences, Education. A schedule of festival events can be watched here.

Education cycle offers several activities and workshops for different generations: music, science, theater, gastronomy, exhibitions. 

If  you are living in Portugal or visiting the country near Coimbra, don't miss this wonderful festival. You and your kids will enjoy cultural events in a beautiful garden. The project aims to bring together different generations.

And of course, follow the 5th Arts Festival on Facebook.

G-Souto

18.07.2013
Copyright © 2013G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®


Licença Creative Commons
Cultura em férias escolares bG-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

No comments:

Post a Comment