Tuesday, July 29, 2014

Educação & Cidadania : As Damas Enfermeiras na Guerra Mundial 14-18





Damas Enfermeiras portuguesas
Guerra 14-18

Fez ontem 100 anos que começou a Primeira Guerra Mundial. As 'Damas Enfermeiras' estiveram na frente de batalha, assistiram aos horrores de um dos piores conflitos do século XX que, tendo tido a sua origem na Europa, acabou por se entender a todos os continentes.

Portugal entrou no conflito só em 1916, mas entre os quase 90 mil homens que partiram para as trincheiras, encontravam-se dezenas de mulheres que lutavam pela saúde dos  soldados portugueses.



Damas Enfermeiras
Guerra Mundial 14-18


As “Damas Enfermeiras”, assim ficaram conhecidas na História, são algumas das heroínas portuguesas da Primeira Grande Guerra, mas há uma em particular que captou o coração do país. Maria Francisca Machado, filha do então presidente da República, Bernardino Machado. Fazia parte do grupo e foi talvez a mais conhecida de todas. 



Maria Francisca Machado
Damas Enfermeiras
Guerra Mundial 14-18
Em 1916, quando a sociedade limitava o papel da mulher aos cuidados do lar, dezenas de senhoras da mais alta sociedade partiram para a I Guerra Mundial como enfermeiras voluntárias. 

Maria Francisca Dantas Machado foi uma dessas “Damas Enfermeiras”. Nasceu em Vila do Conde em 1889, fez o curso de enfermagem, e partiu para França.



Maria Francisca Machado
Damas Enfermeiras
Guerra Mundial 14-18
Prestou um valioso trabalho voluntário nos hospitais de campanha do Serviço de Corpo Expedicionário Português, nos campos da Flandres.

Morreu em 1918, já longe da frente de batalha, quando acompanhava o seu pai no exílio, em Hendaye. 

“A morte dela comoveu a comunidade”, explica o seu sobrinho, Manuel Sá Marques, que nunca conheceu a “Tia Maria” e que hoje é médico. 




Damas Enfermeiras da Cruz Vermelha em França 1917
Dames portugaises, infirmières de la Croix-Rouge en France 1917
 Guerra Mundial I | Guerre Mondiale I

História Enfermagem em Portugal :

As Damas Enfermeiras foram para a guerra sem armas e viram os horrores de um dos piores conflitos do século XX. 

O seu exemplo levou à criação das escolas de enfermagem de Lisboa e do Porto.

As escolas de enferrmagem são um agente fundamental para a formação humana, cultural, científica e técnica de futuros profissionais de cuidados de saúde e apoio humano.




Documento: Regulamento
O apoio das mulheres ao Corpo Expedicionário Português em França, sobretudo no hospital de Ambleteuse, levou o governo a criar, em 1918, as escolas de enfermagem de Lisboa e do Porto. 

Portugal em duas frentes : breves factos

O historiador Nuno Severiano Teixeira, autor de livros sobre a Primeira Guerra Mundial, explica que o Governo português participou neste conflito em duas frentes distintas. 

Por um lado havia a necessidade de preservar as colónias, o que levou ao envio de tropas para Angola e Moçambique. Mas a grande polémica foi o envio dos cerca de 90 mil soldados para a frente europeia, na Flandres, que se saldou numa derrota que mostrou a inexperiência dos militares portugueses e nunca foi bem aceite ou compreendida pelo povo.




Grupo de Damas Enfermeiras 
Auxiliares da Cruz Vermelha Portuguesa, Ambleteuse
http://www.portugal1914.org/portal/pt/

Educação:

Sem dúvida que dar a conhecer os factos históricos ligados ao papel fundamental das'Damas Enfermeiras durante a I Guerra Mundial, nas aulas de História 9º ano, numa fase em que muitas jovens se sentem ainda divididas em relação à via profissional a seguir a partir do 10º ano poderá ser um recurso a não menosprezar.

Por outros lado, é sabido que essa visão do lugar da mulher ligado ao lar que foi praticada ao longos de tantos anos, e ainda hoje se vislumbra em alguns redutos, deverá ser debatida em qualquer área curricular do ensino básico aó ensino secundário, tendo por base o exemplo dado por mulheres portuguesas, as Damas Enfermeiras, já lá vão 100 anos.



créditos: Autor identificado ilustração

Foram várias a mulheres portuguesas pioneiras em diversas áreas ao longo da nossa História e nunca é demais realçar este lado precursor feminino.

Sabe-se  qe o governo de Portugal da época não apreciou  o facto de haver mulheres na Frente de Guerra e criou uma lei de modo a que não fosse permitida  a presença de mais enfermeiras.

Esta postagem, para além do valor pedagógico que poderá ter, pretende acima de tudo ser um tributo às mulheres que tiveram a coragem de partir como voluntárias para frente de uma guerra tão sangrenta como foi a Primeira Grande Guerrae que quase sempre são esquecidas ou relegadas para segundo plano.

Basta percorrer os vários documentos do portal histórico Portugal 1418.






créditos vídeo : RR Renascença

Manuel Sá Marques, sobrinho de Maria Francisca Machado, fala de sua tia, pessoa que marcou toda a sua infância, apesar de não ter conhecido pessoalmente

G-Souto

29.07.2014
Copyright © 2014-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

créditos vídeo : RR Renascença

Creative Commons License
Educação e Cidadania : As Damas Enfermeiras na Guerra Mundial 14-18 bGinaSouto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.


No comments:

Post a Comment