Wednesday, September 10, 2014

Escolas : Concursos no Museu, desafio à criatividade






Está a decorrer o Concurso Literário no Museu. Uma iniciativa do Museu Nacional de História e Ciência Natural que pretende incentivar a ida aos Museus.

Tendo como tema o Jardim e o Museu através da sua criatividade, o concurso está aberto a todas as pessoas, nacionais ou estrangeiras, mas em língua protuguesa.

As inscrições abriram a 1 de Setembro e terminam no dia 17 Setembro 2014.

Critérios de participação:

Envio 1 (um) conto, crónica ou história inéditos, em formato word, subordinados ao tema “Um conto no museu...”, escrito em língua portuguesa, máximo de 500 palavras. 

O trabalho deve ser inédito, isto é, o texto não pode ter sido divulgado anteriormente em nenhum meio de comunicação, inclusive na Internet.

Os trabalhos deverão ser enviados com nome do autor(a) para o seguinte email: 


Divulgação:

Após o encerramento do prazo de envio, 17 Setembro 2014, os textos enviados serão publicados na página de Facebook do MUHNAC, onde serão subtidos a votação pelo público. 

Cada “like” representa um voto. O vencedor é o(a) autor(a) do texto com o maior número de votos, ou seja, “likes”. 

Formato da prova:
  • Prazo de envio dos textos: até 17 de Setembro 2014
  • Votações: de 18 de Setembro a 26 de Setembro (12:30), hora portuguesa
  • Publicação dos resultados: 26 de setembro.

Um outro concurso, desta feita de Pintura/Desenho, decorrerá dia 4 Outubro. O Concurso Arte & Ciência no Museu estará aberto mediante inscrição prévia.

Criterios de participação:

O concurso decorrerá no dia 4 de Outubro 2014, dia “Arte & Ciência no Museu”. 

Os participantes devem fazr uma inscrição prévia num breve workshop de desenho. 
Após o workshop os participantes terão todo o dia 4 para realizar o seu trabalho nos espaços do Museu e Jardim Botânico. 

As inscrições devem ser feitas via email:

Critérios:

As inscrições encerram após atingir 20 participantes.

Os trabalhos de Pintura/ Desenho devem ser entregues após a sua conclusão, no dia 4 de Outubro, no átrio de entrada do MUHNAC.

Publicação: Museu | Facebook

No dia 7 Outubro será inaugurada uma exposição com os desenhos a concurso num espaço do Museu, com caixas de voto. 

Todos os visitantes do Museu poderão votar no desenho que mais gostem. 

Paralelamente a esta exposição, será criado um álbum no Facebook, com as fotos das pinturas e/ou desenhos.

A votação também será submetida ao público mediante o número de “likes” durante o mesmo período. 

No final da votação os “likes” no Facebook contabilizam 1 ponto e os votos presenciais, no Museu, contabilizam 2 pontos.

Formato da prova:

  • Dia da realização da prova: 4 de Outubro 2014

  • Votações (presenciais e/ou via Facebook): de 7 a 13 de outubro (17:00)

  • Publicação dos resultados: 13 de Outubro
Prémios:

Os vencedores dos dois concursos receberão um passe anual de entrada no MUHNAC
Inspiração

Algumas considerações:

Como professora de Língua e Literatura Portuguesa, considero este tipo de concurso um excelenteincentivo à criatividade dos jovens que frequentam as nossas escolas.

Há alunos que têm um dom inato para as Letras e/ou para as Artes. Apoiados no sério trabalho de professores de Línguas e Artes Visuais, depois de apreendidas as técnicas necessárias para o aprimoramento de escrita criativa e desenho, podem revelar e desenvolver as suas capacidades criativas.

É óbvio que não concorrem pelo prémio, apenas simbólico, mas peolo que vai despertar, a capacidade de escrever, de desenhar, bem como pelo gosto estético que os levará a frquentar espaços de cultura como são os museus.

Compete ao professora/professor de Língua Portuguesa dinamizar esta actividade, seleccionar os alunos que apresentam maior capacidade criativa e enviar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

No que concerne o concurso de pintura/desenho, o limite de inscrições é muito restritivo, mas cabe ao professor incentivar individualmente o(s) aluno(s) a increver-se para poder fruir de um espaço onde a inspiração será a maior valia num ambiente tão bonito como o Jardim Botânico.

"Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Rubem Alves

G-Souto

12.09.2014
Copyright © 2014G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Creative Commons License
Escolas : Concursos bo Museu, desafio à criatividade bG-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

No comments:

Post a Comment