Wednesday, November 12, 2014

Educational Apps : Janela para o Passado




screenshot app Uma Janela para o Passado

Na pesquisa de novas ideias e/ou recursos educativos digitais para partilhar com educadores, de modo a integrar as ICT nos curriculos, depois de Caso Doca 21, eis uma nova aplicação (app) desta vez ligada à História de Portugal.

Uma Janela para o Passado leva os alunos a conhecer a história de um dos mais emblemáticos monumentos portugueses, o Castelo de S. Jorge, Lisboa.

Objectivos da app:

O projecto pretende dar a conhecer um acontecimento histórico passado no Castelo de S. Jorge – o baptizado do futuro rei D. João III - através do desenvolvimento de um "guião ficcionado que permite um discurso muito diferente das habituais locuções dos audioguias, uma vez que toda a informação histórica é transmitida ao visitante de forma indireta através dos diálogos e das relações entre personagens."



screenshot app Uma Janela para o Passado

Esta app, desenvolvida mais uma vez pela Samsung, em parceria com o investigador Rui Avelans Coelho,  aluno do doutoramento em Media Digitais do Programa UT Austin|Portugalcombina conteúdos de vídeo georreferenciados com um mecanismo de ficção interactiva que acompanha os visitantes/estudantes no Castelo de São Jorge. Tudo para tornar mais apelativa a visita histórica ao Castelo.

Várias entidades se aliaram ao seu financiamento. A EGEAC, a Secretaria de Estado da Cultura, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) entre outros


screenshot app: Uma Janela para o Passado

Ensino:

A aplicação Uma Janela para o Passado que tem características inovadoras, pretende ser uma lição de história interativa e foi desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Digital Media de Rui Avelans Coelho. 

"As intrigas palacianas e a utilização de personagens que poderão ter habitado o Castelo pretendem tornar a visita mais interessante aos olhos dos 'turitas de várias idades, mas sobretudo dos mais novos."

Rui Avelans Coelho, criativo 

Esta app interactiva será portanto um excelente recurso educativo digital a inserir nos currículos.

Curriculos: História; Geografia ; Artes; Línguas.

Níveis : Ensino Básico (1º , 2º, 3º ciclos)

Com esta aplicação, o visitante/aluno do Castelo, qualquer que seja o percurso que siga, acede a uma narrativa contada por um conjunto de personagens dedicadas à história do monumento.


credits : Castelo S. Jorge | Facebook

O Rei D. Manuel I é uma das personagens que os estudantes/visitantes do monumento lisboeta vão poder encontrar numa qualquer esquina durante a sua visita, desde que usem os tablets que vão ser disponibilizados no Castelo de S. Jorge, Lisboa que vão abrir claramente novos horizontes ao conhecimento da história de Portugal. 

A aplicação parte dos festejos do baptizado de D. João III, o herdeiro de D. Manuel I, que se realizou a 15 de junho de 1502, no Castelo de S. Jorge, durante o qual Gil Vicente apresentou a sua primeira peça, o Auto da Visitação. 



Este é o pretexto que baseia o guião de ficção história que foi usado nas filmagens dos actores e que servem de base ao vídeo integrado na aplicação.




screenshot app Uma Janela para o Passado

Educadores | Professores

O projecto está disponível desde hoje, 12 Novembro 2014, no Castelo de São Jorge, onde a plataforma contará com 15 tablets que serão usados para grupos especialmente Escolas.

Visitas de Estudo : Por marcação

Nota: 
Posteriormente, a app deverá ser disponibilizada numa loja de aplicações para que qualquer visitante possa descarregá-la e instalá-la nos seus equipamentos. 

Algumas considerações:

Longe vai o tempo que visitar museus era sinónimo de utilizar uns phones ligados a uma espécie de Walkman com a visita pré gravada e em vários idiomas.
Hoje tudo mudou. E tendo-se no bolso um smarthone ou na mão um tablet, os alunos têm acesso a este tipo de recursos que de forma muito prática e qualitativa os desperta de imediato para a aventura do saber.
Os educadores, têm assim uma imensidade de recursos interactivos digitais, já adaptados ao ensino, ou abertos à sua utilização, segundo a capacidade de gerir os seus currículos com a inclusão de tecnologia. Tarefa ganha essa, já que tem de imediato a atenção e o entusiasmo dos alunos para as aprendizagens.

Uma app que poderá orientar-se para um projecto transcurricular de grande interesse para o enriquecimento curricular.

Já sabe, se é professor numa escola de Lisboa e arredores, os seus alunos têm uma experiência pedagógica a desvendar.


App Uma Janela Aberta para o Passado

Uma Janela aberta para o Passado is new interactive app to visit the monument Castelo de S. Jorge, in Lisbon.  

The app is a project created by a PhD student in Digital Media, Rui Avelans Coelho, at UT Austin|Portugal in collaboration with Samsung, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), and other.




Education:


My usual readers know, I am always make some research of new ideas and digital resources to help the integration of ICT in Education. Educational digital resources are fundamental tools in the XXI century.

Perhaps you still remember my post on Comics in Education : Caso Doca 21? And there are so many posts on education apps. Please do some research on G-Souto's Blog all along the years

If you teach at a international school in Lisbon, there are so many, you have a awesome app that will enhance your lessons helping your students to develop their learning on Portuguese history and S. Jorge monument.

The app is an interactive guide through the castle that tells some historical events  that took place in this monument. 

Students can choose their own circuit and they will listen the different historical facts by the voice and characters (actors). There's a video incorporated.


think it will be interesting to introduce the interactive app in your curriculum.


"I'm not a fan of technology. I'm a fan of pedagogy, of understanding how people learn and the most effective learning methods. But technology enables some exciting changes."


Donald A. Arman

G-Souto
07.11.2014
Copyright © 2014G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®


Note:  The educational digital resources and tools published on this blog are my own choices. I don't do advertising.


Creative Commons License
Educational Apps : Janela para o Passado by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.


2 comments:

  1. Bom dia

    obrigado pela divulgação do projecto.

    Cumprimentos
    rui avelans coelho

    ReplyDelete
  2. Olá Rui,

    Estou atenta, como professora avaliadora certificada (ME/UE), à publicação de recursos digitais que eu possa, depois de analisados, adaptar aos objectivos que tenho para este espaço. Escrevo para incentivar os educadores a introduzir com maior frequência ferramentas digitais nos currículos ( Ensino Secundário, Vocacional, por vezes, elementar).
    Fui uma das professoras 'pioneiras' na utilização ICT na Educação, com excelentes resultados..

    A selecção dos recursos digitais aqui publicados, é uma escolha pessoal. Foi com muito gosto que divulguei seu projecto.

    Continuação de bom trabalho.
    Saudações,
    GinaSouto

    ReplyDelete