Tuesday, November 25, 2014

Escolas : Ciência & Robotics 2014





"O fim da ciência não é abrir a porta ao saber eterno, mas sim colocar limites ao erro eterno."

Galileu


Ciência em Cena é um concurso de ideias criativas sobre temas ligados à ciência e saúde dinamizado pela Maratona da Saúde e por Gulbenkian Descobrir - Programa Educação para a Cultura e Ciência.




Objectivos:


Ciência em Cena pretende envolver e despertar o interesse dos estudantes do 3º Ciclo (9º ano) e do Ensino Secundário pelo conhecimento científico e pela promoção da saúde e bem-estar.


Ao proceder a um trabalho de pesquisa sobre exemplos de investigação realizados por cientistas e médicos que trazem esperança à prevenção e à cura de doenças, os alunos são incentivados


A explorar temas, emoções e factos relacionados com a saúde e a ciência, despertando a sua consciência para o papel da investigação científica na resolução de problemas de saúde.


A importância de conhecer e divulgar toda a informação que estimule práticas saudáveis e ajude a combater a doença pelo lado da prevenção.


O concurso pretende envolver e despertar o interesse dos estudantes do 9º, 10º, 11º e 12º anos pelo conhecimento científico e pela promoção da saúde e bem-estar.




Objecto:


Para concorrer, basta ter uma boa história sobre saúde que não leve mais do que três minutos a contar, gravá-la em vídeo e enviá-la para a organização.


Público-alvo:


Alunos do 9º ano, (3º ciclo) do Ensino Básico e dos 10º, 11º, 12º anos, do Ensino Secundário de escolas públicas ou privadas sedeadas em Portugal (Continente e Arquipélagos dos Açores e da Madeira).


Candidaturas :

  • Individuais 
  • Colectivas (até 5 alunos). 
Tema:

Diabetes é o tema global.


Consultar informação sobre Diabetes (pdf).


Meios de expressão:


Para contar a história os candidatos poderão utilizar diferentes meios de expressão:



  • Representação
  • Dança 
  • Canto

Não se afastando do objetivo de tornar a história mais clara, emocionante, e original.




Videos:

Os vídeos candidatos deverão ser descarregados nos canais de vídeo (Vimeo ou YouTube) e o respectivo link enviado no formulário de candidatura.

As candidaturas realizam-se exclusivamente online, até às 23h 59m do dia 12 de janeiro de 2015, através do sítio oficial do concurso.

O candidato deve preencher o formulário online na secção Candidatura, não esquecendo de juntar os documentos solicitados. 





Regulamento:

Os alunos interessados deverão consultar o Regulamento

Prazos Candidaturas :

As candidaturas estão abertas desde 15 Novembro 2014 e prolongam-se até 12 Janeiro 2015.

As candidaturas realizam-se exclusivamente online, até às 23h 59m do dia 12 de Janeiro de 2015, através do sítio oficial do concurso.


Outras informações:

Os vídeos dos 20 semifinalistas serão anunciados e publicados no sítio e na página oficial do concurso no dia 31 de Janeiro 2015.

Votação:

Os vídeos dos 20 semifinalistas serão sujeitos a votação do público através do sítio do concurso entre 1 e 15 de Fevereiro de 2015 (até às 23h 59m).

Os candidatos dos 10 vídeos que obtiverem mais “likes” passarão à final apresentando-se em público na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 7 de Março de 2015, às 16h00.

O júri presente na final seleccionará o candidato vencedor, que participará na Gala da Maratona da Saúde transmitida pela RTP em Março de 2015 (data e horário a anunciar). 

Algumas considerações:

Depois do Concurso Achas que sabes lera Fundação Calouste Gulbenkian promove um outro importante evento, desta vez ligado à ciência.


As suas Actividades Educativas são de referência. Projectos, eventos, actividades educativas que desenvolvam o conhecimento e as competências essenciais em pleno século XXI. A criatividade, sentido crítico e abertura a novas experiências.

O concurso Ciência em Cena vem assim promover a ciência, o gosto, e interesse dos alunos para a pesquisa no campo da saúde, ao mesmo tempo que apela à criatividade dos jovens, e à associação de ideias, levantamento de questões, experienciado diversas linguagens.

A ciência e as tecnologias são prioridade no mundo actual. Refiram-se projectos e eventos como a Noite Europeia dos Investigadores #NEI, a European Code Week #codeEU ou World Science Day dor Peace and Development .



Esta semana, está a decorrer a European Robotics Week , uma área de prática comum nos curriculos escolares portugueses que demonstram grande aderência do alunos.

Portugal está presente com  a Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Leiria. A European Robotics Week decorre de 24 a 30 Novembro 2014.
Os alunos, regra gera,l gostam imenso de participar em concursos e actividades  curriculares como EU Robotics ou Ciência em Cena.

Desenvolvem o pensamento crítico, a capacidade de aceder à informação, de analisar, bem como a curiosidade, e a imaginação.


Apontar caminhos para novos desafios faz parte dos currículos escolares.  Com eventos como estes, promove-se enriquecimento de experiências e desenvolvimento pessoal dos alunos, e competências de sobrevivência.

É preciso inovar nas escolhas, sempre negociando com o grupo/turma. E os professores sabem bem como gerir os currículos, introduzindo diferentes projectos  e actividades.

Finalmente, Ciência em Cena, contrariamente a Achas que Sabes Ler? está aberto aos estudantes de todo o país.




The first part of this post is about a Portuguese science Portuguese science competition open onl to Portuguese students. 

Now, I would like to invite you and your students to join the European Robotics Week #ERW2014, 24 to 30 November 2014. 

The European Robotics Week offers one week of various robotics related activities across Europe for the general public, highlighting growing importance of robotics in a wide variety of application areas. 

The Week aims at inspiring technology education in students of all ages to pursue careers in STEM-related fields, i.e. science, technology, engineering and math.

Enjoy the around 400 robotics #events - Check your #country and see what's happening!

On Friday, 30 November, participate at the live streamingAnd of course you can follow #euRobotics on Facebook or on Twitter, hashtag @eu_Robotics.

G-Souto

25.11.2014
Copyright © 2014G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Creative Commons License
Escolas : Ciência em Cena & Eu Robotics 2014 bG-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

No comments:

Post a Comment