Friday, April 17, 2015

Educação & cultura : Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2015





Sob o tema Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar, realiza-se a 18 de Abril o Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015, instituído pelo ICOMOS Internacional, que este ano celebra 50 anos.

Ensino:
Uma excelente oportunidade para educadores (pais, professores) de aproveitar este fim-de-semana e organizar visitas de estudo que vão enriquecer os conhecimentos culturais dos jovens, o seu sentido estético e crítico, e alargar aprendizagens que envolvem as áreas disciplinares dos currículos escolares.

A cultura geral, bem como o sentido crítico, são competências muito solicitadas nos curriculos, regra geral testadas a nível de exames nacionais e que algumas vezes fazem os alunos baixar a média pretendida.

E juntar conhecimento, cultura e tecnologias é requisito básico na educação do século XXI.

A nova visão sobre os saberes que fica cada vez mais, na ponta dos nossos dedos. E mais viva, apetecível, próxima da realidade dos alunos.

Propostas:


Almeida Garrett : A Viagem e o Património,
 nos 160 anos da morte
"Exposição Almeida Garrett : A Viagem e o Património, nos 160 anos da morte" do grande escritor português Almeida Garrett, fundador do Conservatório Nacional e introdutor do Teatro em Portugal.
Por ocasião dos 160 anos da morte do escritor Almeida Garrett, o Panteão Nacional evoca uma das mais brilhantes personalidades nacionais, que aí se encontra presente, através da exposição  "Almeida Garrett - A Viagem e o Património", que estará patente no novo espaço expositivo do monumento.


Almeida Garrett : A Viagem e o Património,
nos 160 anos da morte

Da vastíssima obra e acção polifacetada de Almeida Garrett, privilegia-se a actividade que exerceu em torno da causa patrimonial. A sua concepção de património, ampla e integrada, permite avaliar esta importante faceta do escritor, repartida entre a educação do gosto, a crítica de arte, a formação e o estatuto social e profissional dos artistas, a salvaguarda dos monumentos nacionais, entre outros importantes aspectos, numa perspectiva progressista e inovadora para o desenvolvimento do país, que se admira pela sua actualidade.

A fim de documentar esta particular evocação de Almeida Garrett, reuniu-se um conjunto de obras, peças e documentos dos museus, palácios, bibliotecas e arquivos nacionais que, pela sua inquestionável importância, não deveriam deixar de a ilustrar.

A visitar no Panteão Nacional, em Lisboa.

Rewind Cities | Lisboa
"With Rewind Cities Lisbon, you are sent on a journey into the past of Lisbon which will reveal its history, heritage and culture, transforming your smartphone or tablet into real pocket time machine."



Programa Rewind Cities Lisbon

Visita gratuita guiada com experiências de realidade aumentada - Da Ribeira à Praça do Comércio Uma janela aberta para o passado - nos dias 18 e 19 de Abril, com a Rewind Cities Lisbon.

Apps:

A aplicação (app) Rewing Cities Lisbon (Google Play) e Rewind Cities Lisbon (iTunes) abriu novas possibilidades de descobrir a cidade de Lisboa. 

Disponível para telemóveis e tablets, junta história, cultura, e tecnologias de ponta, neste caso realidade aumentada #AR.



Créditos : Rewind Cities

A app transporta os visitantes de Lisboa para o passado da cidade, através de realidade aumentada : fotografias, animações em 3D.

As memórias da visita ficam asseguradas através do Time Traveller, onde as imagens antigas de edifícios ou monumentos podem servir de pano de fundo a postais ilustrados com fotos de cada um de nós ao passar por Lisboa ou com os turistas que visitem a cidade. 



screebshot Rewind Cities Lisbon (app)





Rewind Cities Lisbon (app)

Rewind Cities Lisbon oferece a funcionalidade Lisboa Agora a cidade fala com os visitantes que dá acesso a informação sobre eventos culturais nas zonas  que visitamos.





Algumas considerações:

A selecção apresentada neste post é pessoal e, portando, subjectiva. Tentei conciliar cultura, literatura, e tecnologias.

Acima de tudo a escolha é de cada um. As minhas propostas apenas inspiram para esta actividade pedagógico-cultural.

oferta vasta de actividades está bem referenciada no site Património Cultural.



Em Portugal Continental e Regiões Autónomas terão lugar cerca de 610 actividades, distribuidas por 166 concelhos e promovidas por 622 entidades públicas e privadas oferecendo um programa vasto e diversificado.
Engloba , 2 animações de rua, 56 oficinas pedagógicas/workshops, 4 concursos, 10 projeções de documentários/filmes, 36 encontros/conferências, 38 espetáculos artísticos, 55 exposições, 3 feiras/festivais, 1 jogos tradicionais, 8 lançamentos de publicações, 18 peddy/rally papers, 13 recriações e encenações históricas, 36 rotas patrimoniais/itinerários culturais, 2 sessões de leitura, 287 visitas guiadas/percursos orientados, e 42 outras actividades variadas."
Façam a pesquisa segundo a cidade onde se encontram. Nesta página encontrarão as diversas actividades e temáticas.

G-Souto 
17.04.2015
Copyright © 2015-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com® 

No comments:

Post a Comment