Tuesday, December 6, 2016

Ensino : PISA 2015 : Portugal entre os melhores países







The PISA 2015 results are available since today, 6 DecemberMore than half a million 15-year-olds took part in the OECD’s latest global education survey, known as PISA. The main focus was on science, an increasingly important part of our economic and social lives.





Access to the map Results by CountryGet the data, the summaries, the country notes, the data visualisation tool, the videos here.


Here PISA results in short (video):







Pela primeira vez, os alunos portugueses superaram a média da OCDE a ciências, leitura e matemática e foram mesmo os que mais evoluíram em ciências. Os privados e o Alentejo Litoral estão em destaque no PISA.

É a estreia de Portugal. Passou do fim da tabela para 2º lugar, no megaestudo internacional que avalia a literacia dos alunos de 15 anos de idade em Ciências, Leitura e Matemática. 

Pela primeira vez os jovens portugueses ficaram à frente da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nestes três domínios que são avaliados pelo PISA (Programme for International Student Assessment), um estudo que se iniciou em 2000 e que é feito de três em três anos.

Com 501 pontos a literacia científica, 498 a literacia em leitura e 492 em literacia a matemática, os alunos portugueses não só melhoraram face à última edição em 2012, como ultrapassaram, pela primeira vez, a média dos países da OCDE, nas três áreas, de acordo com os resultados divulgados, esta terça-feira, pela organização.







Esta melhoria dos resultados reflectiu-se numa ascensão nas tabelas. Considerando apenas os 34 países participantes da OCDE, Portugal ocupa a 17.ª posição em literacia científica, na avaliação da leitura ocupou a 18.ª posição, e a matemática não conseguiu melhor do que a 22.ª posição.

Nesta edição do PISA as atenções estiveram voltadas para a literacia científica. E as conclusões não são animadoras no geral. 



créditos: Daniel Rocha

A pontuação média baixou de 498 em 2006 para 493 em 2015. Em 63 países participantes, 30 mantiveram resultados, 18 baixaram e 15 subiram. A Finlândia, que era o país com melhor classificação em 2006, caiu 11 pontos desde então. Mas Portugal fez o caminho contrário.

Portugal aparece em contra-ciclo. Já vimos que entre 2000 e 2015 a pontuação do alunos portugueses subiu 42 pontos nesta matéria e que de 2012 para 2015 subiu 12, para os 501 pontos, depois de ter resvalado quatro pontos entre 2009 e 2012.







Estes resultados do PISA chegam depois de ser conhecido o desempenho dos alunos do 4.º ano. 







Os alunos do 4.º ano mostraram-se melhores a matemática e piores a ciências, do que em 2011. E Portugal foi o país que mais melhorou resultados a matemática desde 1995, no 4.º ano, de acordo com o Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS).

Também ficamos a saber pelo PISA, embora não seja novidade para nós, que os professores portugueses são os melhores a adaptar os currículos escolares e as suas aulas ao perfil de alunos.

Estamos de parabéns. Ver o nosso trabalho reconhecido a nível mundial é de uma imensa satisfação. Há anos que vimos fazendo esse trabalho de adaptação individualizada dos currículos. 


G-Souto

06.12.2016

Creative Commons License
Ensino : PISA 2015 : Portugal entre os melhores países bG-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. 

Sources: OCDE/EC
IAVE
Observador/ Público

credits: video OCDE

infographics: IAVE/Observador


No comments:

Post a Comment